A igualdade nasceu para todos

Ouvimos muitas vezes falar de igualdade de género hoje em dia. Pessoalmente, toco nesse assunto muitas vezes e detesto cada vez que tenho de o fazer. Porque nos dias de hoje já não devia ser sequer um assunto: devia ser uma certeza. Mas, infelizmente, não é e por isso é benéfico ser falado bastantes vezes. No entanto, associa-se muito isto à defesa dos direitos das mulheres apenas. Mas a igualdade de género vai muito além disso.
A igualdade de género, como o próprio nome o diz, defende a igualdade de direitos e deveres para ambos os géneros. Parece uma coisa muito simples, mas quando vamos analisar em pormenor todas as pequenas coisas que estão dentro deste conceito percebemos que é demasiado importante para não ser falado.
A igualdade de género é para todos, defende todos. Defende tanto a mulher que está a ser julgada pela roupa que veste como o homem que é gozado por ser vítima de violência doméstica. Defende tanto a menina que é chamada “maria rapaz’”, como o menino que é chamado de ‘’maricas’’ por brincar com bonecas. Defende tanto a mulher que é chamada de assassina por querer abortar, como o homem que é alvo de violência só porque chora quando está emocionado.
É verdade e inegável que as mulheres precisam muito mais desta luta que os homens porque ainda hoje certas atitudes são aceites vindas de um homem e repudiadas se vierem de uma mulher: se uma mulher andar com roupa curta na rua é indecente, se um homem andar sem camisola está só com calor. Por outro lado existem atitudes que são mais louváveis se forem feitas por um homem que por uma mulher: um pai a fazer tarefas de casa e a tratar dos filhos é um herói, se for uma mulher é só normal. Talvez seja por isso que existam mais mulheres a defender a igualdade de género do que os homens.
Resumindo, não percebo porque é que tanta gente ‘’foge’’ da igualdade. Não percebo porque é que tantas vezes as pessoas tentam transformar isto numa coisa má. A igualdade é a luz da escuridão que ainda existe na sociedade. A igualdade deixa os homens chorar, deixa as mulheres serem fortes, deixa as pessoas serem elas próprias ou quem quiserem ser. Abracem a igualdade.

Deixar uma resposta