Manifesto

O Projeto Identidade _ação pela identidade e igualdade nasceu da vontade do exercício mais ativo da cidadania, sendo exclusivamente alicerçado no voluntariado. Tem como objetivo primário ativar e promover a responsabilidade social dos indivíduos através de ações de combate à desinformação e do envolvimento da comunidade na discussão de temáticas ligadas à exclusão, desigualdade e violência.

São várias as temáticas de interesse que o Projeto visa trabalhar na comunidade, inclusive, tendo em consideração três conceitos essenciais: a inclusão, a igualdade e o respeito. É neste âmbito que desenvolvemos ações que visam a discussão de temas como a desigualdade de género ou a discriminação fundada quer em características físicas, na orientação sexual, na idade ou na presença de debilidade, seja ela física ou mental.

Com este desígnio teve início, no ano de 2016, a atividade do Projeto Identidade, através do desenvolvimento de atividades com o propósito de informar e envolver a comunidade com o objetivo de desconstruir preconceitos e promover o respeito. Os resultados obtidos inicialmente são a base de construção das atividades que visamos desenvolver futuramente.

Procurando, sempre, uma maior proximidade à comunidade, o Projeto Identidade promove um contacto facilitado através das redes sociais e desta mesma plataforma. Deste modo, mostramos abertura a diversos contactos quer visem a procura de ajuda ou a busca de mais informação.

Este projeto, assim designado por visar um trabalho continuo e crescente, sediado na cidade de Vila Real, aborda as problemáticas fraturantes com que a sociedade se confronta diariamente e procura ativar uma responsabilidade individual e coletiva para a construção de uma sociedade mais igualitária, inclusiva e acolhedora, cujo único rótulo seja o Respeito.